Blockchain para transações seguras
Blockchain fornece uma única versão da verdade
O Blockchain fornece uma tecnologia de ledger partilhado que os participantes de uma rede de negócios podem utilizar para registar o histórico das suas transações comerciais que não podem ser alteradas. Blockchain fornece um único ponto de verdade: um ledger partilhado e inviolável. Esta abordagem altera a rastreabilidade de transações de um modelo em silos, em que vários ledgers são mantidos separadamente, para um que fornece uma visão comum em toda a rede.
Como Blockchain utiliza um processo de consenso para enviar transações para o ledger, os resultados são finais. Cada membro tem uma cópia do mesmo ledger para que a procedência e a rastreabilidade de ativos sejam transparentes e confiáveis. Blockchain pode ser aplicado a qualquer setor.
Blockchain capacita as empresas de várias maneiras:
- Permite aproveitar o poder dos ecossistemas para concluir transações com mais rapidez e confiança;
- Reduz significativamente o custo e a complexidade dos processos de negócios entre empresas, eliminando ineficiências, desperdícios e duplicações;
- Apoia a invenção de novos estilos de interações digitais;
- Reduz o atrito e as ineficiências do mercado, libertando capital;
- Cria redes comerciais económicas em que virtualmente qualquer coisa de valor pode ser rastreada e negociada sem a necessidade de um ponto central de controlo;
- Diminui os tempos do ciclo da transação, abordando o risco e a incerteza;
- Reduz fraudes de crime e ataques cibernéticos.
Veja e aprenda
O distributed ledger em Blockchain protege contra vulnerabilidades de erros, fraudes e más interpretações, transformando as cadeias de valor em áreas de negócio como o comércio de diamantes ou a exportação de flores. Para uma visão geral de como funciona o Blockchain, assista a este vídeo:
Veja uma transação de ponta a ponta e reduza vulnerabilidades
Os benefícios de Blockchain são críticos para as empresas:
- Blockchains distribuídos funcionam como um sistema de registo que é partilhado entre os participantes da rede de negócios, eliminando a necessidade de reconciliar ledgers diferentes;
- Blockchains são permitidos. Cada membro da rede tem direitos de acesso para que as informações confidenciais sejam partilhadas com base na necessidade de conhecimento;
- A segurança é fundamental. É necessário o consenso de todos os membros da rede e todas as transações validadas são permanentemente registadas. Ninguém, nem mesmo um administrador do sistema, pode excluir informações de transações.
As empresas que utilizam Blockchain podem reduzir os custos de transação, acelerar o processamento de transações e fornecer segurança e confiança aos seus clientes.
Conceitos de Blockchain
Os conceitos de Blockchain são simples. Blockchain corresponde a três aspetos:
- Redes de negócios que representam ecossistemas de troca, uma cadeia de valor ou uma série de transações comerciais interligadas.
- Ativos, que são qualquer coisa capaz de ser possuída ou controlada para produzir valor. Os ativos podem ser digitais ou físicos. Uma impressão digital (um registo permanente) é criada para conectar o ativo físico ao ativo digital.
- Ledgers, que fornecem o local onde as transações e os contratos são coordenados digitalmente e criptografados. Os Ledgers estão simultânea e seguramente disponíveis para todos os participantes com uma linha de auditoria.
Assim que as transações na cadeia ocorrem, os blocos são criados no ledger. Cada bloco é ligado ao bloco anterior e ao bloco seguinte.
Para entender o valor de uma Blockchain, considere um exemplo prático. O setor do comércio de diamantes enfrenta muitos desafios, incluindo o contrabando, a fraude, a contrafação e as pedras minadas de forma não ética. Uma Blockchain pode ser usado para mitigar alguns desses desafios.
A jornada desde a mina até ao consumidor abrange um percurso complexo por meio de práticas legais, regulatórias, financeiras, industriais e comerciais. Os desafios existem a cada passo do caminho. Os consumidores correm o risco de comprar diamantes minados de forma não ética. Os governos devem rastrear as exportações de diamantes e pagar impostos de exportação. Os clientes querem ter a certeza de que estão a receber os diamantes pelos quais estão a pagar.
A utilização de uma Blockchain pode eliminar as vulnerabilidades através de transações transparentes. Todas as partes têm acesso a um registo seguro e sincronizado de transações. O ledger regista todas as sequências de transações, do começo ao fim. Blockchain pode registar a mineração, refinação e distribuição de diamantes. O caminho de um diamante pode ser traçado da mina até às mãos do consumidor com segurança e transparência.
O ledger mantém os registos do diamante, incluindo fotos de alta resolução em cada bloco da cadeia, de onde é escavado na mina, onde é cortado e refinado e até onde é vendido. A Blockchain possui certificados de autenticidade, transações de pagamento e características detalhadas do diamante, incluindo cor, corte, clareza, quilate e o número de série do diamante. No final de um ciclo de compra, o diamante tem um registo completo de informações auditáveis e indiscutíveis.
Esta informação foi fornecida pela IBM. Para mais informações, poderá consultar a ligação original no site da IBM.