Almedina Blockchain Challenge

Blockchain como solução para problemas de produção de conteúdo

Proposto por

 Grupo Almedina

O Grupo Almedina (Grupo Almedina) foi fundado em 1955, em Coimbra, em frente ao famoso Arco de Almedina, de Joaquim Machado. Apesar de ser uma pequena livraria na altura, nos últimos 60 anos, a Almedina consolidou-se como uma das editoras de livros mais relevantes em Portugal. Trabalhando de perto com as universidades e enfrentando a necessidade de publicar livros acadêmicos, em breve a Almedina conquistou seu mercado na indústria editorial.

Contribuindo para a difusão de novos autores e correntes de opinião e pesquisa, as editoras do Grupo Almedina estão posicionadas principalmente nas áreas de conhecimento técnico, não negligenciando a publicação de trabalhos que contribuam para o pensamento crítico e a reflexão. A Edições Almedina, amplamente reconhecida como líder em questões jurídicas em Portugal, publica também, entre outros, nas áreas da medicina, psicologia, educação, economia e ciências exatas. Com o objetivo de aprimorar e aprimorar essas áreas de atuação, o Grupo Almedina adquiriu duas editoras, a Real Editora - nas áreas de Economia e Gestão - e as Edições 70 - reconhecidas pela publicação de livros na área de Ciências Sociais e Humanas.

Juntamente com o negócio editorial, o Grupo expandiu a sua rede de livrarias, que surgiu ao longo dos principais centros académicos do país: Braga, Porto, Coimbra e Lisboa. No momento, há onze livrarias físicas e uma livraria virtual (disponível em www.almedina.net), com uma oferta geral privilegiando o fundo de qualidade editorial. O Grupo Almedina tem estado particularmente atento aos mercados da CPLP, tendo criado, em 2005, a Almedina Brasil, com sede em São Paulo, e estabeleceu parcerias para os mercados de Angola e Moçambique.


Descrição

Como podemos usar o Blockchain para tornar a produção e a criação de conteúdo mais confiáveis ​​e proteger a autenticidade e a segurança do conteúdo dos autores on-line?

 

Contextualização

A Web como a conhecemos está passando por um estágio crítico com várias tendências que ameaçam os princípios nos quais ela foi originalmente desenvolvida. Em algumas áreas, há uma crescente insatisfação com a quantidade de desinformação que está sendo compartilhada on-line - um fenômeno recentemente identificado como "notícias falsas". Simultaneamente, os valores originais da Web em relação à abertura e tolerância foram desafiados por um aumento de desconfiança (ataques cibernéticos e intimidação) e violação de copywright. Para concluir, a liberdade que estava prevista para indivíduos e empresas está sendo ameaçada por questões de autenticação de conteúdo e segurança, em parte impulsionadas pelos modelos de negócios adotados por alguns dos principais participantes comerciais. Essas preocupações foram levantadas por ninguém menos que Sir Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web em uma carta aberta.

Os produtos e serviços baseados em conteúdo desempenharão um papel vital na criação de uma Web mais aberta e tolerante, além de mostrar como o valor comercial pode ser criado ajudando a combater essas preocupações. Por exemplo, os algoritmos blockchain e a inteligência artificial poderiam atribuir pontuações de confiança a sites baseados na confiabilidade do conteúdo, poderiam fazer referência cruzada a fatos na web, além de prever a probabilidade de o conteúdo ser “falso” com base em outros dados.

Estamos particularmente interessados ​​em soluções que aproveitam o conteúdo fechado e co-criado para:

- Identificar, definir e prever "fontes falsas", bem como fornecer um meio para a verificação de informações antes da publicação;

- Construir ferramentas e serviços que alertam autores de vulnerabilidades de autoria;

- Criar soluções que combatam o viés do algoritmo de autoria;

- Fornecer meios para verificar a conformidade quando novas leis e regulamentos são produzidos; e

- Monetize o conteúdo para distribuição e curadoria.

 

Dados

Exemplos de dados incluem, mas não estão limitados a:

- conteúdo de autoria

- arquivos digitais

- conteúdo de produtores e consumidores

- conteúdo de agências de notícias

- dados de segmentação de clientes

 

Resultados esperados


Exemplos de resultados podem incluir, mas não estão limitados a:

- novos aplicativos e serviços (web, mobile etc), ferramentas de publicação de notícias e artigos on-line

- novos algoritmos (para propagação de informação, mineração de proveniência, previsão, reconhecimento de conteúdo, etc.)

- novas tecnologias para integrar fontes de dados

- novas ferramentas e processos de negócios para apoiar a tomada de decisões que facilitam a compreensão dos algoritmos

- novas formas de hardware de conteúdo (por exemplo, wearables, VR, AR).

 

Impactos esperados

Os participantes precisarão fornecer detalhes sobre a estrutura de medição de impacto que usariam para mostrar como sua solução:

- ajuda as pessoas a produzir, consumir e obter melhor acesso a informações de alta qualidade;

- melhora a precisão do conteúdo, notícias e informações on-line;

- Melhorar a conscientização sobre desinformação online.

- tornar os produtores de conteúdo mais seguros online; e / ou

- tornar os produtores de conteúdo mais conscientes de como seu conteúdo está sendo usado e onde há vulnerabilidades.

Consulte o regulamento deste Desafio em PDF nesta ligação.

POR FAVOR, VISITE NOSSA PÁGINA F6S PARA APLICAR