BCSD Sustainability Challenge

Como é que o Blockchain pode ser utilizado para tornar a cadeia de fornecedores de uma empresa mais transparente e permitir aos consumidores finais monitorizar e escolher os produtos de acordo com a pegada de carbono? 

 

Proposto por

BCSD - Conselho Económico para o Desenvolvimento Sustentável

O BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública, que agrega e representa empresas que se comprometem ativamente com a sustentabilidade. Através da conceção de projetos interempresas que estimulam o desenvolvimento sustentável, o BCSD é um ator influente e inspirador de novos modelos de negócio, competitivos, inovadores, responsáveis, sustentáveis e inclusivos.

 

Descrição

O desafio lançado pelo BCSD Portugal consiste no desenvolvimento de uma forma de monitorização da pegada de carbono.

Em 2017, o Fórum Económico Mundial afirmou que os créditos de carbono são os candidatos perfeitos para "crypto tokens" por serem orientados pela recolha de dados, por dependerem de múltiplos passos de aprovação e serem independentes do impacto físico através dos quais se correlacionam. Para além disso, através de smart contracts e de transações verificáveis, a tecnologia Blockchain dá resposta a todas aos desafios e preocupações associados à falta de estandardização.

Com este desafio, pretendemos encorajar o desenvolvimento de soluções que incrementem a responsabilidade dos fornecedores no contexto da cadeia de valor de uma empresa ou grupo de empresas. O Blockchain pode ajudar as empresas a ir ao encontro da procura por informações precisas, fiáveis, estandardizadas e disponíveis acerca dos cálculos da emissão de carbono. A tecnologia Blockchain promove a autenticação instantânea, os registos de dados imutáveis e smart contracts para a integração de fornecedores, produtores, fornecedores de serviços de logística, e locais de armazenamento numa única rede para interações baseadas em regras e geração de valor.

A tecnologia Blockchain tem um enorme potencial para combinar esforços e agregar informação com o objetivo de rastrear – e, por consequência, reduzir – a diminuição da pegada de carbono de qualquer produto final. Numa rede Blockchain, cada parte será capaz de reportar as emissões de carbono ao longo das suas cadeias de valor individuais baseadas em métricas estandardizadas, criando assim uma plataforma única para a medição dos níveis de carbono. O Blockchain pode contribuir com algoritmos aceites e estandardizados para o cálculo de emissões de carbono. Este pode ser um dos benefícios-chave da plataforma integrada.

Para além disto, ligar o Blockchain a vários sistemas de origem como ERP e SCADA irá simplificar a recolha de dados através da cadeia de valor, melhorando assim a visibilidade a recursos de custos, tempo e esforço mais baixos. Produtores, fornecedores e distribuidores podem trabalhar juntos de uma forma transparente e responsável com o equipamento original do fabricante (OEM) ou retalhista de forma a conduzir um ecossistema de carbono unificado com medições e créditos precisos.

Uma solução possível é a de desenvolver uma rede de monitorização da gestão da cadeia de valor que providencie dados e padrões da pegada de carbono de forma a ajudar governos e empresas a definir políticas e boas práticas para incentivar o desenvolvimento de produtos sustentáveis e que representem uma menor pegada de carbono.

Estamos particularmente interessados em soluções que alavanquem dados partilhados e soluções distribuídas para:
- Utilizar dados da pegada de carbono para a gestão da cadeia de valor de forma a predizer o peso de carbono de um produto e criar designs de produto mais eficientes em termos de consumo de carbono;
- Garantir a sustentabilidade dos fornecedores no contexto da cadeia de valor de uma empresa ou grupo de empresas;
- Integrar dados de diferentes modalidades (métricas de carbono, dados da gestão da cadeia de valor, custos totais da pegada de carbono) para produzir serviços de dados úteis;
- Projetar e otimizar os consumos da gestão da cadeia de valor e os níveis de satisfação de consumidores e utilizadores finais, incluindo em cenários com múltiplos stakeholders.

 

Dados

Exemplos de dados incluem, mas não se limitam a:
- Dados da pegada de carbono da cadeia de valor;
- Dados da gestão da cadeia de valor;
- Dados da gestão da cadeia de valor ou do sistema de planeamento dos recursos empresariais;
- Dados de empresas;
- Históricos de manutenção e consumos;
- Dados ambientais;
- Dados geoespaciais.

 

Resultados expectáveis

Exemplos de resultados incluem, mas não se limitam a:
- Uma solução baseada em Blockchain que monitorize a pegada de carbono da cadeia de valor;
- Novos algoritmos (análise e monitorização da cadeia de valor, análise da pegada de carbono, predição de picos na pegada de carbono, processamento de eventos);
- Ferramentas baseadas em DLT (Distributed Ledger Technology) para reportar e visualizar resultados de analítica.

 

Impactos expectáveis

Os participantes terão de providenciar detalhes sobre como podem desenvolver uma solução baseada em Blockchain, mas também sobre como a sua solução pode:
- Monitorizar a pegada de carbono;
- Revelar informações fiáveis sobre a pegada de carbono de um produto;
- Melhorar, em termos gerais, os níveis de sustentabilidade e de reputação de uma empresa;
- Minimizar riscos para o consumidor e/ou apoiar fornecedores de produtos/serviços de baixa pegada de carbono e respetivas soluções de gestão de cadeia de valor;
- Monitorizar e comparar dados de tendências de consumo e da pegada de carbono.
 

Consulte o regulamento deste Challenge em PDF nesta ligação.