Fidelidade Insurance Challenge

Como pode a tecnologia Blockchain ajudar a deteção de fraude em seguros?

Proposto por

FidelidadeA Fidelidade é a seguradora líder de mercado em Portugal, tanto no ramo vida como não vida, registando atualmente uma quota de mercado de cerca de 27,7%. A companhia está presente nos vários segmentos de negócio da atividade seguradora e beneficia da maior rede em Portugal, marcando presença em vários países, nomeadamente Angola, Cabo Verde, Moçambique, Espanha, França e Macau.

 

Descrição

Desafio A: One-time insurance para eventos desportivos (desafio “fechado” que dê resposta a uma necessidade específica do negócio da Fidelidade) – A crescente oferta e acessibilidade a eventos desportivos genéricos, acompanhada por uma motivação generalizada pela sua prática pela população em geral, cria uma oportunidade relevante para um posicionamento inovador por parte de Seguradoras, disponíveis a cobrir os riscos de acidentes dos participantes. Pretende-se com este desafio estimular o desenvolvimento de uma rede em Blockchain que permita a subscrição rápida e pragmática destes produtos, garantindo a participação de vários nós ao nível de a) organização, responsável por reconhecer os participantes; b) entidades que certifiquem o sinistro no terreno e c) os próprios participantes e d) a própria Seguradora. Nesta solução, deverão ser garantidos:

- Os processos de subscrição (aquando da inscrição ou até um período antes da data do evento);

- O reconhecimento de participação no evento ou o cancelamento em caso de anulação ou no-show;

A criação de sinistro;

- O reconhecimento pelas várias partes;

- O deferimento e pagamento ou o indeferimento. 

 

Desafio B: Seguros Paramétricos (desafio “aberto” que dê resposta a uma necessidade de uma determinada área do Sector) – No contexto actual existem um conjunto de parâmetros que nos rodeiam e cujos eventos que despoletam são também reconhecidos de forma unívoca pelas várias partes. Pretende-se neste desafio a criação de um modelo de seguro paramétrico, aproveitando a capacidade de monitorizar risco on-line com base em parâmetros e no reconhecimento em Blockchain de eventos despoletados.

 

Consulte o regulamento deste Challenge em PDF nesta ligação