Open Innovation Challenge

Este é o desafio ideal para as ideias mais "fora da caixa"!

 

Desafio proposto por

Aliança Portuguesa de Blockchain

 

Projeto Vencedor

A solução proposta pela Blockbird Ventures consiste numa aplicação móvel que permite a partilha simples de dados médicos do paciente com os seus médicos. O paciente tem a possibilidade de escolher que médico e/ou que insituição médica tem acesso ao seu historial médico.

Simultaneamente, a solução da Blockbird também permite que às seguradoras reduzir custos e otimizar processos, facilitando o acesso aos dados do paciente caso seja necessário.

Com esta solução, também é possível ajudar investigdores médicos a recolher dados de saúde dos vários utilizadores da aplicação. Os pacientes podem participar e permitir que os seus dados sejam utilizados em estudos significativos.

 Projetos Finalistas

 

A Brain-e propôs o desenvolvimento do 'ConnNect', que significa "Connect to the Next Energy Chain Trading System", uma plataforma baseada em Blockchain, descentralizada, que permite aos 'prosumers' licitar e trocar o seu excedente de produção energética com outros 'prosumers' ou consumidores na sua comunidade local.

Esta solução é composta por duas aplicações principais: uma app que implementa o sistema de licitação e uma segunda aplicação local, baseada em Blockchain, que corre no setup do utilizador e que permite transações peer-to-peer.

A solução proposta pela Brain-e permite uma maior transparência, redução dos custos de energia e mais conhecimento para os consumidores finais, assim como uma nova fonte de rendimento para os 'prosumers'.

A solução apresentada pela MedSafe consiste num Cartão de Saúde Universal com autenticação biométrica que permite o acesso ao processo clínico completo em Blockchain. Sendo que apenas o doente tem acesso à chave que dá acesso a todo o seu historial médico, apenas o próprio doente pode escolher que médicos podem aceder ao seu historial.

Este Cartão de Saúde Universal também permite o registo automático de parâmetros de Saúde recolhidos por ligação às máquinas do hospital, como por exemplo, pressão arterial ou batimentos cardíacos.

O Cartão de Saúde Universal proposto pela MedSafe também pode ter a integração da medicação na aplicação de telemóvel, com notificação na hora da toma do medicamento e permite o pagamento dos tratamentos médicos, bem como admissão à consulta.

 

Descrição

A tecnologia Blockchain pode ser integrada em quase todos os setores de atuação. Mesmo as indústrias que não saltam à primeira vista como as mais óbvias podem ser impactadas por este paradigma. Saúde, Agricultura e Media, por exemplo, são alguns desses setores.

Este desafio totalmente aberto procura as melhores soluções para os sectores que não estão representadas nos restantes Challenges da Aliança. Se tem uma ideia e não encontra o Challenge indicado, este desafio aberto é para si.

Através deste Challenge, pretendemos que os seus participantes tenham liberdade total de imaginar e criar e apresentar uma solução que vá para além dos outros desafios mas que seja pioneira, impactante e acrescente valor a qualquer setor económico.