As aplicações da Blockchain na indústria da água

A Blockchain pode ser utilizada em relatórios, acordos e revisão de auditorias. A tecnologia DLT no setor da água pode ser utilizada para controlar as diretrizes do governo e dos reguladores. Uma mudança a esse nível diminuiria drasticamente o tempo e o esforço necessário.

 

                                                                
                                                                                                                         Fonte: Internacional Water Association

A tecnologia Blockchain veio para resolver os problemas de distribuição, abrandar o risco envolvido e monitorizar o sistema de gestão da água de forma proativa é relativamente novo na literatura (Dogo et al., 2019). Na manutenção de registos, a Blockchain pode ajudar as organizações na área da água a supervisionar o ajuste e liquidação de forma ainda mais eficaz, em contraste com as atuais técnicas aplicadas (Poberezhna, 2018). Todos os dados, incluindo a utilização e registos de valor, podem ser naturalmente colocados num registo permanente. A Blockchain e alguns acordos podem concebivelmente ajudar as organizações que trabalham com a água e os órgãos governamentais a obter informações sobre peças da indústria em geral, projetos de utilização, serviços de compra e perspetivas diferentes. Supervisionar os registos de Blockchain pode diminuir fundamentalmente as despesas de manutenção dos registos.


A emissão de títulos poderia ser utilizada na Blockchain na gestão das águas. A inovação na DLT como foco na indústria da água poderia libertar a emissão do título verde, dando um espaço partilhado para os diferentes escritórios associados à confirmação de pré-requisitos, o processo de emissão do tal título, o cumprimento e as proteções dos regulamentos governamentais e dos direitos dos consumidores, bem como a possível troca dos títulos verdes. Em particular, a gestão de recursos hídricos pode utilizar também a Blockchain para gerir finanças e investimentos em setores relacionados com a água.

                                                              
                                                              Fonte: fusion4freedom

A Blockchain na gestão da água oferece rapidez e objetividade nos dados, onde os parceiros podem ser uma parte do procedimento. O plano de algumas etapas da DLT é fornecer estruturas com qualidades centralizadas, por exemplo, a versatilidade fácil em vários sistemas, segurança de informações confidenciais para segurança a nível da indústria e repetição adaptável em hubs permitidos (Lin et al. , 2017).