Banco Central da Índia cria unidade para lidar com regulação de Blockchain

O banco central da Índia terá formado uma nova unidade dedicada à investigação de estruturas regulatórias para Blockchain, criptomoedas e outras tecnologias, indicam fontes familiarizadas com o assunto.

O Banco da Reserva da Índia (RBI) lançou esta nova unidade há cerca de um mês, com o objetivo de "investigar e possivelmente elaborar regras" para tecnologias emergentes.

"Como regulador, o RBI também tem que explorar novas áreas emergentes para verificar o que pode ser adotado e o que não pode. ... Esta nova unidade é experimental e evoluirá com o passar do tempo", disse uma das fontes citadas pelo Economic Times.

Enquanto o RBI não anunciou oficialmente a unidade, a notícia segue um relatório do banco central que detalha os seus ensaios relacionados com Blockchain, o que sugeriu a criação de um marco regulatório para Blockchain.

De salientar que o Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa em Tecnologia Bancária (IDRBT), fundado na década de 1990 pelo RBI, está a desenvolver um protótipo de plataforma Blockchain.

O IDRBT já terá testado uma prova de conceito para a liquidação de transações financeiras de comércio através de uma rede distribuída com vários participantes, incluindo bancos e fornecedores de pagamento.