Carrefour lança plataforma de Blockchain

A retalhista francesa Carrefour anunciou o lançamento de uma plataforma de Blockchain. Explica a empresa que “o lançamento da tecnologia blockchain marca um marco importante na implementação do plano de transformação do Carrefour 2022”.

Esta plataforma foi lançada para a linha de galinhas da retalhista e, segundo o Carrefour, será lançado em mais oito linhas de produtos de origem animal e vegetal, como ovos, queijo, leite, laranja, tomate, salmão e carne moída, antes do final de 2018.

A tecnologia Blockchain trará inúmeros benefícios aos setores alimentícios, uma vez que irá atender à crescente necessidade de transparência dos consumidores. Para os criadores, é um meio de mostrar o que produzem e quais os seus conhecimentos. Neste caso, o Carrefour poderá usar a tecnologia para partilhar um banco de dados seguro com todos os seus parceiros e garantir níveis mais elevados de segurança alimentar para os seus clientes.

Em termos concretos, o rótulo de cada produto contará com um QR Code, que os consumidores poderão ler usando seus smartphones. Depois, os consumidores terão acesso a informações sobre o produto e a jornada que tomou - desde onde foi criado até quando foi colocado nas prateleiras.

“Tornar-se o líder da transição alimentar para todos é o objetivo que Alexandre Bompard estabeleceu para o grupo Carrefour. O uso da tecnologia Blockchain é um passo exemplar para atingir esse objetivo. Esta é a primeira vez na Europa e proporcionará aos consumidores uma transparência total garantida no que diz respeito à rastreabilidade dos nossos produtos”, explica Laurent Vallée, secretário-geral do Carrefour e diretor de qualidade e segurança alimentar.