Como a Blockchain atua na área da Saúde

Os benefícios do uso da Blockchain, em relação aos métodos tradicionais de sistemas de gestão de bases de dados da saúde são: a gestão descentralizada, bases de dados imutáveis, dados rastreáveis, dados de grande dimensão, disponibilidade de dados para qualquer paciente autorizado, mantendo-os fora do alcance de pacientes não autorizados por uma criptografia que é dependente de um código.

 

                                 Use cases for blockchain in healthcare - Information Age

                                      Fonte: Information Age

Quais são as aplicações da Blockchain na área da saúde ?

A Blockchain na área da saúde podem ser consideradas em três áreas:

Atendimento ao paciente

Rastrear e Proteção de medicamentos

Rastreamento de doenças e surtos


Atendimento ao paciente mais rápido, barato e melhor

A Blockchain pode criar um único sistema para registos da saúde armazenados e constantemente atualizados para uma recuperação rápida e segura dos pacientes autorizados. Para evitar a falta de comunicação entre os profissionais de saúde envolvidos no atendimento ao mesmo paciente, também inúmeros erros podem ser evitados, os diagnósticos e as intervenções mais rápidas tornam-se possíveis e o atendimento pode ser personalizado para cada paciente.


                                                                  

 


Rastrear e Proteção de medicamentos

A Blockchain pode ajudar a proteger e identificar o rastro de medicamentos farmacêuticos com uma total transparência. Pode até fornecer controlo sobre os custos de mão de obra e das emissões de carbono envolvidos na fabricação desses mesmos medicamentos.                                                         

Rastreamento de doenças e surtos

Os recursos exclusivos da Blockchain podem ajudar a relatar doenças em tempo real e a explorar os padrões de doenças que podem ajudar a identificar sua origem e, consequentemente, parâmetros de transmissão.