Aliança de Blockchain realiza a sua primeira conferência em Lisboa

O Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, acolheu a Conferência de Blockchain, onde estiveram presentes diversos especialistas nacionais e internacionais perante uma audiência de cerca de 250 pessoas.

Conferência de Blockchain - ALL2BC
Fotografia: Laura Dominguez

 

No dia 12 de novembro, a Aliança Portuguesa de Blockchain realizou a sua primeira conferência, onde reuniu os parceiros que têm feito parte do movimento criado pela ALL2BC desde março de 2018, e tendo como anfitriões o BBVA Portugal, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.

No evento tivemos oportunidade de acolher especialistas nacionais e internacionais, que abordaram a tecnologia Blockchain desde o ponto de vista das suas utilizações e casos de uso. Para além disso, foram também apresentados os projetos vencedores dos Challenges lançados pela Aliança Portuguesa de Blockchain ao longo do ano.

Entre os oradores desta conferência contaram-se Ludovic Courcelas, do Observatório e Fórum de Blockchain da União Europeia, Adi-Ben-Ari, da Applied Blockchain, que apresentou alguns casos de uso da tecnologia na gestão da cadeia de valor, e Tiago Oliveira, da Sonae, que demonstrou como tem reagido o setor do Retalho às inovações tecnológicas com Blockchain.

Em debate esteve também o impacto da tecnologia no setor dos Serviços Financeiros. Num painel moderado pelo Professor Manuel Mira Godinho, do ISEG, Assaf-Ben-Or, da Greeneum Network, Jonathan Betser, da Altrium, Jorge Lesmes, da Everis, e Rogério Campos Henriques, da Fidelidade, abordaram os diversos níveis de impacto de Blockchain no setor.

Na sequência dos desafios de inovação lançados pela ALL2BC em parceria com Abreu Advogados, EMEL, Fidelidade e REN, foram apresentadas as ideias vencedoras, promovidas pelas equipas da Atlantis Blockchain Explorer, Marionete, Multicert, e Blockbird Ventures. Para debater o caráter inovador proposto por estas ideias, foi criado um painel moderado pelo Presidente da Direção da ALL2BC, Rui Serapicos, e composto por Álex Puig, da Alastria, Luís Barreto Xavier, da Abreu Advogados, Mafalda Evangelista, do BCSD Portugal, Marco Fernandes, da PME Investimentos, Nuno Mangas, do IAPMEI, e Rui Ribeiro, da IP Telecom.

As fotografias do evento poderão ser consultadas nesta ligação.