Governo dos EUA apoia rede de energia descentralizada

O Departamento de Energia dos EUA anunciou que vai conceder uma doação de quase 1 milhão de dólares a uma startup de Blockchain destinada a promover o desenvolvimento de uma rede energética descentralizada.

O Grid7, com sede no estado norte-americano do Colorado, é um dos 95 beneficiários do subsídio anunciado pelo DoE na última segunda-feira, que ganhou a segunda fase do programa de investigação de inovação para pequenas empresas do departamento. As subvenções destinam-se a financiar os projetos durante um período de dois anos.

De acordo com o DoE, o Grid7 vai ser premiado com 999.363 dólares, que faz parte do total de 95 milhões de dólares que o DoE vai conceder a pequenas empresas em 26 estados norte-americanos numa tentativa de inovar o setor energéticos do país.

Com base nos dados do programa em questão, o Grid7, que conta com uma equipa de três pessoas, já recebeu uma doação de cerca de 150 mil dólares em 2017, através da primeira fase do programa.

O DoE explicou que as startups que "demonstraram a viabilidade técnica para inovações durante as suas concessões da Fase I competiram pelo financiamento para o desenvolvimento de protótipos ou processos durante a Fase II".

Segundo o site do Grid7, o projeto visa desenvolver um sistema de energia solar descentralizado que possa partilhar dados de energia de residências, edifícios e redes elétricas de maneira distribuída. O objetivo é melhorar a eficiência do fornecimento de energia e fornecer segurança contra ataques cibernéticos, acrescentou o DoE.