IBM recebe patente para sistema de segurança de rede em Blockchain

Uma nova patente concedida à IBM destaca como a tecnologia Blockchain pode desempenhar um papel na monitorização de violações de segurança em redes de computadores.

Apresentada pela primeira vez em setembro de 2017 e recebida na terça-feira pelo U.S. Patent and Trademark Office (USPTO), a patente descreve como uma rede de computadores conectados a uma plataforma Blockchain pode registar eventos na rede, incluindo potenciais intrusões. Embora os invasores possam tentar ocultar os sinais do seu trabalho num compuptador, ter vários backups dessas informações ajudará a garantir que esses eventos ficam registados, de acordo com a IBM.

"Num sistema de computador ou rede, os dados podem ser monitorizados para diferentes propósitos. A monitorização de dados pode identificar problemas, observar condições ou rastrear métricas através do registo dos eventos de um determinado sistema de computador ou rede", afirma a patente. Proteger esses dados é fundamental para uma empresa.

Para esse fim, a IBM observa que as empresas podem criar um sistema de dispositivos para monitorizar tentativas de intrusões na rede distribuída, usando o consenso dos nós para sinalizar quaisquer irregularidades.

Os sensores permitem o consenso, passando a mesma informação para mais de um computador. Quando os computador estão a validar informações, se os dados de um evento ou transação não corresponderem, um computador pode ter sido comprometido.