Maior seguradora chinesa aplica tecnologia Blockchain em parceria

A seguradora People's Insurance Company of China (PICC) pretende aplicar a tecnologia Blockchain nas suas operações através de uma nova parceria com a também chinesa VeChain e a DNV GL.

A PICC fez uma parceria com a plataforma Blockchain VeChain e com uma empresa global de garantia de qualidade e gestão de riscos, a DNV GL, para tornar os seus negócios mais eficientes em termos de tempo e custo. Além disso, estas novas parcerias pretendem melhorar a prevenção contra fraudes, processos de fidelização de cliente (KYC), e a experiência de sinistros.

No comunicado oficial lançado esta semana, a PICC diz que a tecnologia Blockchain trará a transformação digital para o setor dos seguros, que irá criar uma "compensação instantânea" para as empresas, oferecendo um modelo de negócios mais lucrativo.

Especificamente, a plataforma "VeChainThor" vai ajudar a PICC com a gestão e processamento de dados mais eficazes, enquanto a DNV GL irá garantir a integridade dos dados do sistema de seguros como uma seguradora independente.

Várias empresas de seguros em todo o mundo estão a começar a adotar a tecnologia Blockchain. Em agosto, a Associação Americana de Serviços de Seguros (AAIS, na sigla em inglês) introduziu a "primeira plataforma Blockchain segura e aberta" para gerir a recolha de dados estatísticos por seguradoras, reguladores e outros contribuintes participantes.

Em abril, a corretora global de seguros e empresa de gerenciamento de risco Marsh anunciou o primeiro serviço Blockchain comercial para provas de seguro, a fim de mudar o seu sistema “de complicado e manual para simplificado e transparente".