PORQUE É QUE OS DECISORES POLÍTICOS NORTE-AMERICANOS DEVEM ABRAÇAR A WEB3
Agora, mais do que nunca, há uma necessidade de apresentar para os decisores políticos direções concretas acerca da usabilidade da Web3 na sociedade americana.
Os Estados Unidos da América são conhecidos pelo seu progresso, oportunidade e inclusão. Mas somente agora é que os seus responsáveis políticos têm vindo a reconhecer como a Web3 pode enquadrar-se nestes valores, e os benefícios que esta pode aportar para o país. E os decisores políticos norte-americanos tem estado particularmente preocupados com as questões tecnológicas que os EUA enfrentam, em particular com a fraude, a utilização ilícita, o consumo insustentável de energia e o risco sistemático.
Assim, agora mais do que nunca existe uma necessidade de providenciar linhas de orientação para o uso da Web3 na sociedade americana, tendo os decisores políticos em consideração. E isto porque os sistemas Web3 podem ser mais inclusivos, equitativos e mais resilientes do que a Web2 devido à sua natureza descentralizada, prevendo-se que aportem enormes benefícios para a política americana.
O actual sistema económico dos EUA
O impacto do Covid-19 deixou muitos governos federais a fazer investimentos avolumados em cidadãos americanos em dificuldades. No entanto, e como consequência, o sistema financeiro norte-americano deixou demasiadas pessoas sem apoios ou ajuda durante semanas ou meses, abandonando-as num espaço indigente.
Paralelamente, os sistemas existentes têm-se mostrado chocantemente vulneráveis à exploração pelo crime organizado estrangeiro, nos quais milhares de milhões de dólares do dinheiro dos contribuintes têm sido roubados devido à exploração da fraca arquitectura financeira dos EUA. No entanto, o benefício da tecnologia Web3 protegeria os EUA destas questões. Assim como ferramentas como "stablecoins" e a identidade digital seriam capazes de permitir uma distribuição eficiente da ajuda a estas famílias trabalhadoras, protegendo os sistemas da exploração por criminosos estrangeiros.
A importância de decisores políticos abraçarem a Web3
Algumas das alternativas mais credíveis para remodelar e redimir instituições têm ficado aquém das expectativas nas últimas décadas, tais como as prometidas para algumas Big Tech ou para os Bancos de Wall Street. No entanto, com uma infraestrutura Web3, e o que esta fundeia, estas podem ser facilmente resolvidas se tratadas e implementadas adequadamente. E esta nova infraestrutura digital poderia ajudar a realizar objectivos que os decisores políticos não foram capazes de concretizar, tais como a expansão do acesso a produtos financeiros ao consumidor.
Em consonância com isto, os decisores políticos teriam de desenvolver quadros regulamentares ponderados neste espaço que protegeriam os consumidores de agentes mal-intencionados e assegurariam a estabilidade e integridade do sistema financeiro. Se se tomar o devido cuidado e reflexão no processo de decisão sobre como utilizar estes instrumentos, os decisores políticos norte-americanos poderão avançar para um novo renascimento da actividade económica.
Implementação adequada da Web3
A Web3 é um recurso vital para desbloquear a mudança social e promover o crescimento económico dos EUA. Contudo, sem um quadro de políticas públicas bem concebido que reconheça a diversidade do ecossistema Web3, seremos incapazes de perceber os benefícios da transformação digital descentralizada.
Se isto for inalcançável, outros países estabelecerão padrões incorrectos, na prespectiva norte-americana, que irão definir a próxima geração de tecnologias globais, o que demonstraria em simultâneo como foram os EUA incapazes de aplicar as lições aprendidas com os fracassos passados com a Big Tech e Wall Street e em implementar uma nova visão do papel que se deseja que a tecnologia desempenhe na vida das pessoas.
Lar da inovação, imaginação e pensamento independente, os Estados Unidos da América deveriam estar a tirar partido de todos os benefícios que a Web3 pode trazer. O sucesso do país tem sido ancorado na prática da descentralização e, com a Web3, o êxito dos EUA está prestes a disparar. Os actores independentes nos EUA poderão providenciar resultados melhores do que os que poderiam ser alcançados através da concentração do poder nas mãos de poucos.
Data: 26/07/2022
Fonte: Reid Blackman, 'Why Blockchains Stakes are so High', HBR