O futuro da tecnologia de blockchain na educação

 

Desde o início da blockchain que têm surgido inúmeras oportunidades disruptivas para diversas indústrias. Este artigo se concentra em responder a algumas dessas questões urgentes. No setor de educação, a indústria ainda não experenciou grandes impactos, porém houve muitas integrações da tecnologia de blockchain.

Já houve alguma aplicação dessa tecnologia no ensino superior hoje?

Sim, há um conjunto de faculdades  localizadas por todo o mundo que começaram a testar esta tecnologia nos seus sistemas, especialmente para a verificação da autenticidade de credenciais acadêmicas, como certificados e diplomas. Este é um ponto do ensino superior no qual a blockchain technology pode realmente ser eficaz, porque um dos problemas muito fortes que assola os sistemas de ensino superior em todo o mundo é a falsificação de documentos. Além disso, tem havido outras maneiras da rede de blockchain ser integrado ao sistema para garantir a estabilidade e a qualidade do ensino superior. Uma dessas maneiras é o uso da tecnologia para emitir credenciais, isto está a ser posto em  pratica atualmente na Universidade de Melbourne, na Austrália. A aplicação da blockchain nesta área não serve apenas para garantir a autenticidade das credenciais, mas também para dar aos alunos desta instituição acesso aos registros de sua instituição de ensino para que possam ser facilmente apresentados quando estes procuram emprego por exemplo.

 

Olhando para o futuro, outras maneiras pelas quais o blockchain ainda pode mudar e melhorar as instituições de ensino superior?

As aplicações da rede de blockchain acima serão frutíferas no refinamento do ensino superior de qualquer forma. A mais significativa dessas formas é o pagamento no campus. Existem algumas instituições que já fazem isso. O Instituto de Tecnologia da Geórgia aceita Bitcoin como forma de pagamento de mensalidades no campus. Além disso, o uso de blockchain também pode aprimorar a pedagogia - que tem a ver com os sistemas e práticas que envolvem a transmissão de conhecimento - ao apoiar a colaboração entre diferentes disciplinas num patamar mais aprofundado.

Além disso, aqui estão outras maneiras pelas quais a blockchain apresenta um sistema com tanto potencial:

Verificação de dados 

Todos ou a maioria dos dados no ensino superior ainda são baseados em papel, o que torna a verificação dos dados bastante complicada, essencialmente quando envolve um grande número de alunos, o uso de blockchain nesta área não só reduzirá o incômodo de verificação de dados, mas também torná-lo impossível de ser adulterado.

Gestão de dados

Esta outra área é bastante semelhante à primeira, embora esta envolva como os dados são gerenciados em vez de verificados. Ano após ano, milhares de alunos vão para as diferentes instituições de ensino superior em todo o mundo, e todos esses dados precisam ser processados, transferidos de um corpo docente para outro, o que envolve muito trabalho e custo. Se a tecnologia blockchain fosse aplicada neste campo, os dados podem ser coletaveis e recuperados com muita mais facilidade, sem ter que passar pelas burocracias que os limitam no momento.   

Identificação digital 

Em instituições de ensino superior e outras instituições semelhantes, existe uma necessidade crescente de identidade digital que, no momento, é cara de administrar e difícil de verificar. Quando a tecnologia de blockchain for aplicado à identificação digital, ele reduzirá o custo da identificação e garantirá que as pessoas que falsificarem suas identidades não se safem facilmente.