O que é ETHER/ETH?

Ether (ETH) é a criptomoeda incorporada na Ethereum Blockchain. Para realizar transferências ou executar aplicações descentralizadas, os utilizadores da Blockchain devem pagar em Ether. (O nativo da rede Bitcoin é chamada de bitcoin ou BTC; da mesma forma, os utilizadores devem usar BTC para transferências na rede Bitcoin). Quanto mais computacionalmente caro é uma aplicação baseada em Ethereum, mais ETH são necessários para o executar.

                                                  Ethereum e ether: o que é, pra que serve, cotação e como comprar | Finanças  | Tecnoblog

Como as outras criptomoedas, a ETH também é comercializada por especuladores e podem ser trocadas por dólares ou outras moedas. Observe que cada operação na Ethereum é executada por cada nó, ou seja, a computação é cara. Portanto, o melhor uso atual os casos para Ethereum são para executar a lógica de negócios: "if this, than that.”.

                                                         O que é Ethereum? | Coinbase

Em outros casos de uso podem ser incrivelmente caros. Devido à corrente problemas em torno da escalabilidade e do tamanho da Blockchain da Ethereum, os programas mais intensos em termos de computação terão dificuldades e serão caros de operar. O valor em dólares do éter está sujeito aos mecanismos da lei da oferta e da procura encontrados em qualquer mercado.
Se os investidores encontrarem o Ethereum Blockchain sendo valioso - e os desenvolvedores estão construírem aplicações descentralizadas mais úteis - então a procura pelo Éther poderá subir, fazendo com que o seu preço suba. O oposto também poderia acontecer.

Em última análise, o preço do éter é amplamente determinado pelas trocas secundárias, e a oferta e procura dessas mesmas trocas.