O que são Dapps?

Dapps são aplicativos descentralizados que são governados por smart contracts, em vez de indivíduos ou empresas específicas. Uma vez que um contrato inteligente é implementado, ele não pode ser alterado (exceto mais tarde atualizações ou um novo Fork - ou seja, dividindo-se num novo Blockchain). Por exemplo, um banco tradicional pode ser capaz de reverter transações, mas tudo o que seja registado na Blockchain Ethereum não pode ser revertido. A maior parte dos Dapps existentes hoje em dia são construídos em Ethereum, embora os desenvolvedores também possam optar por desenvolver Dapps noutras redes.

                                                            Ethereum Dapps Development Services Company | Dapps platform development  Company | Blockchain Dapps Development | Decentralized Application Solution  -Blockchain App Factory

Os Dapps atuais abrangem uma variedade de casos de uso, incluindo as finanças, armazenamento, seguro e saúde. Os exemplos incluem:

• Composto, que permite às pessoas receberem emprestado e emprestar ativos digitais.
• Uniswap, que permite às pessoas trocar tokens através de pools de liquidez.
• Etherscan, que permite aos utilizadores lerem transações Ethereum.
• Decentraland, um metaverso onde os utilizadores podem comprar e vender terrenos virtuais, ativos, interagir com outros, etc.
• OpenSea, um mercado para ativos digitais, incluindo NFTs.
• Insureum, um protocolo que visa conectar seguradoras com usuários mais diretamente.

 

                                                     

De acordo com o manual da Ethereum, os recursos incríveis ​​dos Dapps incluem:

Tempo de inatividade zero - Uma vez que o contrato inteligente no núcleo de uma aplicação é incorporado na blockchain, a rede como um todo sempre será capaz de atender os clientes que procuram interagir com o contrato.

Privacidade – não é necessário fornecer a identidade do mundo real para interagir com um Dapp.

Resistência à censura - Nenhuma entidade na rede pode impedir os usuários de enviar transações, implementar Dapps ou ler dados da Blockchain.

Integridade total dos dados - Os dados armazenados na Blockchain são imutáveis ​​e indiscutíveis, graças aos algoritmos criptográficos chamados “primitivos”.

Computação confiável e comportamento verificável – Os Contratos inteligentes podem ser analisados ​​e têm garantia de execução de formas previsíveis, sem a necessidade de confiar numa autoridade central. O mesmo não acontece nos modelos tradicionais; por exemplo, quando usamos sistemas bancários online, confiamos que as instituições financeiras não farão mau uso de nossos dados financeiros, adulterarão registos ou serão hackeadas. No entanto, todos esses benefícios dependem de contratos inteligentes bem elaborados. Os Bugs ou vulnerabilidades nos contratos inteligentes são facilmente hackeados e difíceis de corrigir devido à natureza imutável de serem registados na Blockchain.