Observatório Europeu lança relatório sobre adoção de Blockchain

O Observatório e Fórum de Blockchain da União Europeia definiu como um dos seus objetivos a análise e a apresentação de relatórios sobre uma ampla gama de importantes temas do Blockchain.

Através deste Observatório e Fórum, a Comissão Europeia publicou o primeiro de uma "série de relatórios temáticos" dedicados a Blockchain. Explica a Comissão que o objetivo destes relatórios "é fornecer uma visão geral concisa e de fácil leitura e exploração de cada tema adequado para o público em geral".

O relatório explica que o objetivo no Observatório e no Fórum é "obter uma visão clara das possibilidades atuais e futuras do Blockchain, entender as questões levantadas e avaliar as melhores opções da UE para promover a inovação no seu espaço, permitindo que os seus cidadãos e setores económicos beneficiem de aplicações de Blockchain e garantir que a região desempenha um papel de liderança" nesta área.

Uma das conclusões deste relatório é a de que a Europa precisa de "clarificar o framework legal e regulatório", sendo necessário "resolver as tensões entre o RGPD [Regulamento Geral de Proteção de Dados] e Blockchain". Não esquecendo as criptomoedas, a Comissão Europeia afirma que "o estado legal, fiscal e contabilístico dos tokens também deve ser esclarecido, juntamente com as regras que envolvem a troca de ativos criptográficos e moeda fiduciária".

Este relatório explica, também, que o 'Velho Continente' terá de orientar o foco tanto para a educação como para a investigação. A investigação é algo que a Europa terá de fazer para se manter, no mínimo, ao mesmo nível de outras potências mundiais do setor.

Para além da promoção de colaboração no espaço de Blockchain, o Observatório e Fórum de Blockchain da União Europeia conclui que a Europa tem de continuar a puxar pela adoção da tecnologia Blockchain "nos setores público e privado".

O relatório da EU Blockchain Forum pode ser consultado nesta página.