Procura de talento em Blockchain é o novo desafio do setor

Estamos a meio de 2018 e já foram arrecadados mais de 6 mil milhões de dólares em centenas de ICOs. Ao mesmo tempo, as grandes empresas estão a começar a explorar o uso de Blockchain em várias áreas.

Por isso, nesta altura, os developers mais experientes em Blockchain estão com uma grande procura - e os recrutadores que contratam talentos têm trabalho para eles.

Este artigo foi escrito por Sarah Rothrie e publicado originalmente em CoinCentral.com.

A guerra pelo talento de Blockchain está aberta. Aqui, explicamos a extensão do problema e incluímos algumas ideias para os recrutadores que procuram atrair as melhores mentes do setor.

Guerras de Talento para Developers de Blockchain

O website de freelancers Upwork mantém um Índice de Competências que classifica as 20 melhores competências com um crescimento mais rápido. A Upwork relata que o Blockchain enquanto competência cresceu a uma taxa alucinante de 6.000% nos primeiros três meses de 2018 - um crescimento impressionante comparado com o mesmo período do ano passado.

Com uma taxa de crescimento de competências tão alta, seria fácil pensar que o mercado está repleto de talentos de Blockchain. No entanto, o mesmo relatório diz que a procura pelas dez melhores competências da lista também cresceu mais de 400%. Ao mesmo tempo, 53% dos responsáveis de contratação relataram que o acesso a competências é o maior desafio de contratação.

Mesmo uma pesquisa superficial sobre “Blockchain Jobs” no LinkedIn mostra que o talento do developer está com uma grande procura. O salário médio para os developers de Blockchain nos EUA ronda os 130 mil dólares, sendo ainda mais alto nos principais centros de tecnologia, como São Francisco ou Nova Iorque.

Mas mesmo esse número é distorcido pelo facto de existirem tantos novos participantes no mercado - developers experientes podem receber muito mais do que isso. Em maio, David Schwartz, da Ripple Inc, disse ao Wall Street Journal (WSJ) que tinha um developer na sua equipa a receber duas ofertas de emprego separadas, com um bónus de assinatura de 1 milhão de dólares cada.

Por que é que o dinheiro não é a resposta

Fazer ofertas cada vez maiores de pacotes de salário e bónus pode não ajudar a atrair os melhores talentos de Blockchain. Muitos developers experientes estão no jogo há alguns anos e foram dos primeiros investidores em criptografia. Além disso, muitos deles também estão a trabalhar nos seus próprios projetos de Blockchain. Sejamos claros: se você já estivesse a nadar em dinheiro gerado pelo seu próprio esforço, iria inscrever-se numa vida das nove às cinco?

Contratar o talento do developers de Blockchain - como encontrar e atrair o melhor

Então, como é que os recrutadores que estão a contratar developers de Blockchain vão fazer isso se a publicidade de um pacote salarial não for o melhor?

Embora não exista uma resposta completamente certa, existem algumas maneiras pelas quais as empresas e os recrutadores ainda podem encontrar as mentes mais brilhantes no “universo” de Blockchain.

Encontrar Talento

Em primeiro lugar, é improvável que os anúncios de emprego padrão funcionem. As pessoas que estão à procura das suas competências não gastam tempo a examinar os locais com anúncios à procura de oportunidades com potencial. A melhor estratégia para contratar talentos para developers de Blockchain passa por “sair à rua” e encontrá-los. Existem alguns lugares para o fazer.

1. Conferências de Blockchain e Eventos de Rede

Conhecer pessoas cara-a-cara é a melhor maneira de criar conexões significativas. Hoje em dia já existem muitos eventos organizados em torno da criptografia e de Blockchain, mas a comunidade de developers irá participar naqueles que se concentram na tecnologia, e não tanto nos ligados a investimento.

2. Peça referências

As conexões da sua rede existente podem fornecer contactos e dicas para encontrar os melhores talentos. Aproveite ao máximo os canais sociais e todas as oportunidades informais para que as pessoas saibam que existem vagas abertas para talentos em Blockchain.

3. Use um recrutador profissional de Blockchain

Alguns recrutadores estão a começar a especializar-se no nicho de contratar talentos de Blockchain. Esta opção tem algum custo, mas terceiriza o trabalho conjunto de encontrar candidatos adequados.

4. Mergulhe nas Comunidades Online

Há canais online específicos que existem apenas para contratar developers de Blockchain. Se houver candidatos à procura de trabalho ativamente, provavelmente vão usar esses canais mais do que qualquer plataforma genérica de anúncios de emprego.

5. Veja os sites de freelancers

Plataformas de freelancers como Upwork ou Toptal têm uma funcionalidade de pesquisa para que os utilizadores possam encontrar candidatos com base em competências ou experiências específicas. Esta é uma ótima opção também para contratar numa base mais flexível.

Atrair Talento

Depois de ter criado uma 'pool' de talentos adequada, o próximo desafio é tornar a oferta atrativa o suficiente para que o candidato certo a aceite. Aqui estão algumas maneiras através das quais os empregadores podem gerar interesse para os seus cargos de Blockchain. Nenhum deles implica ter de oferecer vários maços de dinheiro.

1. Seja flexível

Ofertas para oportunidades de trabalho remoto ou horários flexíveis provavelmente vão resultar em mais interesse na função. Os engenheiros de Blockchain não são os mais tradicionais. Viajar todos os dias para gastar 40 horas por semana numa mesa provavelmente irá afastar possíveis candidatos. Contratar como freelancer também pode oferecer um bom compromisso.

2. Organize um Hackathon

Por natureza, os developers de Blockchain são solucionadores de problemas. Portanto, preparar um Hackathon é uma ótima maneira de reunir vários criativos solucionadores de problemas. Deste modo, os possíveis candidatos também têm a oportunidade para desenvolver algumas ideias sobre os tipos de problemas originais que teriam a oportunidade de resolver.

3. Ofereça projetos interessantes

É lógico que os mais criativos gostem de ter alguma garantia de que os projetos no seu novo papel vão oferecer estímulo intelectual e terão algum impacto no mundo. Se o projeto oferece o desenvolvimento de competências específicas ou faz uma diferença tangível num setor ou grupo específico, divulgue-o.

4. Construa grandes equipas

Pessoas inteligentes querem trabalhar com pessoas inteligentes. Juntar-se a uma equipa forte com pessoas com mentalidade semelhante e com conhecimento de causa é um excelente ponto de partida para atrair talentos de developers de Blockchain.

Desafio para alguns, oportunidade para outros

A contratação de talentos em Blockchain continua a ser um desafio para os recrutadores. Porém, cria grandes oportunidades para qualquer codificador e programador que esteja a procurar novas paragens.

Fazer cursos em linguagens Blockchain, como Solidity, abre novas oportunidades de carreira. Há também muitos outros cargos em Blockchain que estão a surgir no mercado de trabalho graças ao 'boom' atual. A tecnologia Blockchain está a provar a sua capacidade de dar resposta a muitos desafios, e a criação de empregos certamente não é exceção.