Regulador britânico de telecomunicações estuda adoção de Blockchain

O Reino Unido está a patrocinar investigações sobre a organização e gestão de números de telefone através de Blockchain pelo regulador nacional de telecomunicações, a Ofcom.

O Pioneer Fund dos reguladores britânicos anunciou na última semana que iria conceder cerca de 700 mil libras, cerca de 796 mil euros, à Ofcom, a autoridade nacional de regulamentação de telecomunicações, "para um projeto que usa a tecnologia Blockchain para melhorar a gestão de números de telefone no Reino Unido".

A Ofcom forneceu mais detalhes sobre o projeto através de comunicado e explicou que há cerca de mil milhões de números de telefone disponíveis para residentes no Reino Unido, "já em utilização ou reservados para alocação".

"Emitimos blocos desses números para operadoras de telecomunicações, que gerem os números e o movimento (portabilidade) deles para dentro e fora do seu controle", explicou.

À medida que o país passa das linhas telefónicas analógicas tradicionais para uma infraestrutura baseada na Internet, os sistemas atuais podem enfrentar problemas. Como tal, a tecnologia Blockchain pode ser utilizada para reduzir custos, tornar a portabilidade mais eficiente, simplificar a fraude ou a gestão de chamadas "incómodas" e fornecer aos clientes uma melhor experiência.

Qualquer solução criada como resultado do projeto será testada antes de um lançamento no setor. Além disso, os reguladores pretendem "partilhar as principais aprendizagens, melhores práticas e a base de código subjacente, quando aplicável, com outros reguladores".