Softbank completa PoC para pagamentos móveis em Blockchain

A gigante de telecomunicações japonesas Softbank concluiu uma prova de conceito (PoC, na sigla em inglês) em Blockchain que permite pagamentos móveis P2P em diferentes operadoras.

A Softbank informou que a tecnologia foi desenvolvida em parceria com a startup TBCASoft e também com a Synchronoss, uma empresa listada na Nasdaq que entregou um protocolo de comunicações de substituição de SMS chamado RCS no Japão.

Segundo o anúncio feito pela Softbank, os parceiros criaram em conjunto o PoC baseado em Blockchain, que integra o RCS com uma rede distribuída entre as operadoras participantes.

O sistema destina-se a ser implementado entre operadoras móveis num esforço para substituir o tradicional sistema de mensagens de texto SMS por um conjunto mais rico de recursos, como o envio de conteúdo multimédia, documentos e chamadas de voz via redes de operadoras em vez de aplicações móveis.

A Softbank explicou que, com uma rede distribuída como uma tecnologia subjacente, os utilizadores podem enviar fundos armazenados nas suas carteiras dentro do sistema RCS de uma operadora para outra, de modo peer-to-peer - o que seria especialmente útil ao viajar para o exterior do país de origem.